Ao chegar no ponto de encontro na sexta ao final da tarde, fui informado que não tínhamos lugar para dormir na sexta a noite, já que a casa que alugamos só estava alugada a partir de sábado de manhã até segunda feita (02/mai), que foi feriado aqui (na verdade o feriado foi no dia primeiro, mas qdo cai num domingo, o feriado automaticamente passa para segunda-feira).
Bem, mas como eu não quis participar da organização, tinha que aceitar as condições né?! Então seguimos viagem e paramos numa cidade mais próxima chamada Xai-xai, que fica a uns 200km de Maputo.
Dormimos nuns chalezinhos em frente a praia, até que era bonitinho.
Acordamos bem cedo, lá pelas 7h e seguimos viagem para Tofo, a viagem foi bem tranquila, em geral a estrada é boa e às vezes passamos por paisagens paradisíacas, como estas aqui:
Então, após umas 4 horas de estrada, chegamos enfim à casa... foi uma boa surpresa... a casa era excelente, muito bonita e em frente a uma praia chamada Tofinho. Seguem as fotos da casa e da vista.
A casa tinha 2 andares e era toda de cimento queimado com madeira, muito bonita mesmo. Além de muito confortável e com um "empregado" já incluído no preço, os tres dias saíram por 150 reais por pessoa.
A cidade de Tofo é muito bacana, pequena e com várrias praias a sua volta, parece uma arraial d'ajuda, mas menos povoada. Tem muitos casrões e hotéis de alto nível, mas é só se distanciar um pouco das praias que vc vê a situação da população, que é pobre, mas não acho que sejam miseráveis, vivem praticamente em cabanas espalhadas pelas matas.
Tofo é conhecido pela cidade onde se pode mergulhar com os tubarões-baleia, nós tentamos por dois dias, mas devido às más condições do mar, as empresas de mergulhos preferiram não sair. Então passamos os dias nas praias jogando frescobol e jogando conversa fora.
Seguem algumas fotos das praias.
O tempo realmente não estava dos melhores, mas pudemos por outro lado, a paisagem ficou mais bonita. Aqui após chover um poquinho, apareceu um arco-íris bem grande e com cores fortes.
Aqui nós visitamos um hotel em que os chalés ficam em cima da água, muito bonito também.
Em uma das praias havia muitas águas-vivas como esta, bem grandes e azuladas.
Perto de nossa casa havia um monumento com uma mão quebrando correntes, parece que era algo relacionado com a abolição da escravatura, não sabemos bem.
Acredito que a estrada seja um capítulo a parte... apesar de muito boa e com paisagens muito bonitas, há muita gente andando na beira da estrada e muitos pequenos vilarejos mais probres ou aglomerados de gente. Aqui há algumas fotos para vcs terem uma noção.
Aqui vcs podem ver algumas casa próximas às estradas, há muitas pelo caminho e ficam meio escondidas em volta das árvores.
Por toda a estrada víamos o pessoal pendurando uns sacos vendendo alguma coisa e depois de muitos sacos, finalmente percebemos o que era. O pessoal estava vendendo castanha de caju, que há muito por aqui.
E passando por uma ponte, tivemos que dar uma paradinha para a boiada passar!!
E foi isso pessoal, gostei muito do passeio. Certamente vou voltar lá para tentar mergulhar com os tubarões baleia (que são inofensivos, não são carnívoros).
Hoje é sexta feira e amanhã eu vou para uma outra praia aqui mais próxima, fica a uns 200km e se chama Bilene. Dessa vez eu vou sozinho, ninguém se animou em ir não... então até a próxima postagem!
bjs e abraços!