sábado, 23 de abril de 2011

Clássico: Moçambique x Zâmbia

Oi pessoal, hoje houve a inauguração do estádio nacional de Moçambique.
Nós fomos, o jogo foi Seleção de Moçambique contra a seleção da Zambia.
Fui de vermelho, porque é a cor da camisa da seleção deles.
Houve uma cerimônia antes da partida, mas a gente não conseguiu chegar pois saímos meio tarde e pegamos um grnade engarrafamento. Além disso, quando estávamos estacionando o carro, um maluco deu ré no meio do estacionamento sem olhar para o retrovisor e bateu em um dos carros do nosso pessoal... depois de 30 minutos de discussão a gente resolveu desistir por que não ia dar em nada mesmo e a gente ainda ia perder o jogo.
Então seguimos para o estádio. O acesso ainda está muito ruim, sem calçamento, e tem que se passar pelo meio do mato, chega a ser engraçado, mas o estádio é muito bonito e bem grande.
Na cerimônia de abertura, houve show de música, banda do exército tocando o hino e discurso do presidente. Eu não vi o discurso nem o hino sendo executado, pois nesse momento eu e mais dois estávmos lutando para conseguir algumas cervejas na lanchonete do estádio... pelo menos conseguimos e a cerveja ainda estava gelada! Valeu a pena! : )
A seleção de Moçambique venceu o jogo de 2 x 0, o jogo foi meio ruizinho, mas a torcida estava muito animada, dançando e cantando sempre que o time passava por um bom momento no jogo.
Nos intervalo do jogo, houve umas competições de atletismo acho que de 100m e de 800m, tanto masculino quanto feminino, mas como não dava pra entender nada do que o auto falante dizia, eu não entendi direito o porque destas provas.
Uma coisa legal, foi que tinha replay no telão, coisa que pelo menos até eu sair do Brasil não tinha aí.
A gente saiu um pouco antes pra evitar o grande engarrafamento e aproveitou a "carona" da comitiva do presidente que com os batedores ajudou muito o trânsito a fluir.
Depois passamos num bar para comer uma pizza e vim falar com a Carlinha e o Joaquim pelo skype além de ver o jogo do Vasco pela internet também.

Eu adicionei uma fotos daqui de casa, porque eu queria mostrar uns porta-retratos que eu comprei pra colocar umas fotos da Carlinha e do Joaquim, agora a sala ficou mais bonita.

Bem, é isso pessoal a seleção de Moçambique venceu, o Vsaco também e como já são quase 2 da manhã eu vou dormir. Chega de novidades por hoje!

Até a próxima,

bjs, Vinicius







































































































































































domingo, 17 de abril de 2011

Ilha de Inhaca



























Oi pessoal,


Eu pensei em ficar aqui em Maputo durante o fim de semana para organizar minhas coisas pessoais, pois depois de umas 2 semanas viajando, ficou tudo uma zona completa...


Mas resolvi ir conhecer a Ilha de Inhaca. O nome não é dos melhores, mas para eles não significa a mesma coisa que para nós, na verdade, não sei o que significa para eles... : (


Bem, todos diziam que a ilha é um paraíso e como fica a 2 horas de barco daqui ou 15 min de avião eu resolvi ir na sexta a noite. Acordei bem cedo no sábado, peguei o barco que saía às 7h (mas obviamente como quase tudo aqui, atrasou e só saiu quase às 8h).

Há dois barcos, um da elite e um do povão, eu fui no do povão, paguei 400 meticais ida e volta (20 reais). O barco é meio velhinho mas funciona bem e a viagem dura 2 horas.

Quando eu cheguei, a maré estava muito baixa, então o pessoal da ilha ganha um dinheirinho pegando o pessoal no barco e levando para a ilha em barcos menores.


Cheguei lá umas 10:30h e fui para o lodge que eu reservei. Fiquei num baratinho dessa vez. Na verdade é quase um camping, mas ao invés de vc levar sua barraca, eles têm uns bangalozinhos. Mas os banheiros e chuveiros são divididos por todos. Tirei uma foto das cabaninhas e uma da vista de frente do lodge, que dá para o mar, mas como na hora que eu tirei a foto a maré estava muito baixa, parece mais um mangue (inclusive tem muito caranguejo).


O nome do lodge é Manico Camping, que é de uns Sul Africanos que nem falam português. Assim que eu cheguei tinham uns caras enchendo a cara e vendo rugby (uma espécie de futebol americano que é o esporte mais popular na África do Sul (pelo menos entre os brancos). Eu fiquei um pouco com eles esperando um hamburguer que eu pedi e também esperando o carro que ia me levar para mergulhar numa ilha chamada Sta Maria, junto com 3 casais mais velhos de sul africanos também.


Eu consegui mergulhar de snorkel (para quem não sabe é o mergulho sem o tubo, só com a máscara um tubinho para respirar dentro da água na superfície e os pés de pato) e vi muitos peixes bacanas, inclusive um cardume imenso de peixes coloridos. Como a água estava meio fria e eu estava sozinho mergulhando não me aventurei muito não, vi que havia uns locais talvez até melhores de onde eu mergulhei, mas achei melhor não ir, pois era mais distante de onde estava o pessoal que eu vim no barco, além do mais, já estava quase anoitecendo e o frio era maior.


Depois eu voltei para o lodge, jantei e fui dormir. Mesmo com os sul-africanos bebendo e cantando a noite inteira aos berros, eu consegui dormir pois estava muito cansado.

Acordei cedinho (umas 6:40h) mas estava chovendo e mais frio.... aí eu tomei um café e voltei para o quarto ler o livro que eu comprei esses dias. Só mesmo no quato é que eu aguentei o ventinho gelado. Aí fiquei até o resto do pessoal acordar, mas infelizemente com o frio, ninguém se animou em mergulhar em outro local e como eu não podia ir sozinho (não se mergulha sozinho e também seria muito caro), acabei ficando no quarto lendo até uma hora que eu resolvi sair a pé para andar pela ilha.

A ilha em geral não é nada demais não, pra variar muito pobre com aqueles bolsoes de riqueza, como um hotel pestana na frente da praia muito bonito.

Então, quando deu meio dia, eu voltei para o lodge, almocei rápido e o dono nos levou para pegar o barco de volta.

Tirei umas fotos de Maputo ao longe para vcs terem uma idéia da cidade.


Bem, acho que é isso então, né?!


Bjs



Nacala








Oi pessoal, essa semana foi muito corrida por aqui...


Recebi meus chefes (3 ao todo) que ficam em Kuala Lumpur e além de milhões de reuniões, fiz um tour pelas operações daqui com eles.

Em uma das visitas, tivemos que alugar um jatinho que vcs vão ver nas fotos. Nós fomos a Tete, de Tete para Nacala, seguindo para Beira e voltando a Maputo em 2 dias.

Postei fotos da vista do local onde será o porto de Nacala da Vale... hoje é um paraíso natural.... vamos ver como vai ficar após a implantação do porto.


Eles foram embora na sexta pela manhã. Em geral eles gostaram bastante do que viram, mas como era de se esperar, viram outras coisas que vamos começar a modificar também.


Eu já avisei que provavelmente vou pedir para voltar quando meu acordo acabar (setembro), depois que eu voltar do Brasil após o aniversário do Joaquim, vou confirmar a informação e já começar a buscar uma nova função aí no Rio. Vai dar tudo certo.


Estou com muitas saudades de todos!


bjs

domingo, 10 de abril de 2011

Mais um pouco de Kula Lumpur



















Oi pessoal, seguem mais algumas fotos de Kuala Lumpur.


Tem foto aí das torres Petronas que são torres gêmeas de uns 450 metros que pertecem à Petronas, que é a empresa de Petróleo local e patrocina o Schumacher da Fórmula 1, que aliás teve a corrida lá neste fim de semana, mas eu não pude ficar para ver, pois tinha que estar segunda cedo aqui em Maputo, pois o meu diretor estava vindo pra cá... fica pra próxima.

Tem fotos tb de um restaurante de comida malásia muito bacana (eu esqueci de tirar as fotos enquanto estávamos comendo, por isso a foto não tem ninguém).

Tem fotos tb dos meus amigos com uma cobra gigante, eu não encarei essa não.... fiquei só de fotógrafo mesmo... ainda mais depois que eu vi o desespero quando a cobra resolvia meter a cara dela na cabeça deles, ou apertar o pescoço...

Tem foto tb da Menara Kuala Lumpur, que é a 4a maior torre de comunicação do mundo.

Tem a foto da vista do meu quarto de hotel e do escritório da Vale. Tem foto tb de um bar chamado sky lounge que fomos e que tem uma vista bonita da cidade, o bar é muito bonito, fica na piscina no último andar de um hotel.


Bem, então é isso... comprei algumas coisas de eletrônicos, que lá são bem baratas.



Ah! O Joaquim foi à pediatra hoje! Ele está ótimo! Está com 74 cm e 10,320 kg! E já pode comer tudo mesmo! Até bolo e pipoca!!


bjs